Neil Richard Gaiman nasceu em 10 de Novembro de 1960, na cidade da Portchester no sul da Inglaterra. É casado e pai de três filhos (duas meninas e um menino).
Neil Gaimen foi jornalista crítico da HQS, mas abandonou as redacções e passou a dedicar-se aos quadrinhos. Neil é considerado um dos melhores escritores de Banda Desenhada dos últimos 20 anos e actualmete mora em Minnneopolos, nos Estados Unidos. O seu primeiro trabalho foi Violent Cases, publicado no meio da década de 1980. Em seguida juntou-se com o Dave Maken e publicaram outros livros como a "Era De Ouro" "Sdaman: Os Caçadores De Sonhos", "Stardust: O Mistério Da Estrela Cadente" e Outros.
Entrevistador- Você nasceu na Inglaterra, mas vive em Minneapolis. Podendo viver em qualquer cidade no mundo, porque escolheu viver nos Estados Unidos?
Neil- A minha mulher é Americana, ela queria ver os parentes e como sou escritor, posso viver em qualquer lado. Mas na verdade, Paris, Londres ou Nova York, não se encontra uma casa como esta onde vivo.
Entrevistador- Quanto tempo leva para escrever uma história?
Neil- É relativo. Posso escrever uma história curta em uma tarde ou levar 4 anos ou alguns meses para escrever um romance. Depende sempre do projecto da história.
Entrevistador- De onde surgiu a ideia para os lobos nas paredes?
Neil- A minha filha foi a minha inspiração. Quando tive a ideia, ela tinha 4 anos, hoje ela já tem 12 anos. Ela teve um pesadelo disse-me que havia lobos nas paredes. Eu dizia que era só um pesadelo, e ela respondia: "foi real, eles estão aqui". E mostrou-me o lugar na parede.
Entrevistador- Porque começou a escrever livros para crianças?
Neil- Tenho filhos em casa, isso estimulou-me. Mas escrever livros para crianças é muito divertido.
Entrevistador- Você é citado do dicionário de literatura como um dos dez maiores escritores pós-modernos vivos. Qual é a sensação?
Neil- Nunca imaginei nada disso. O estranho para mim agora é que aqui nos Estados Unidos a DC Comics está publicando as minhas obras. Lembro-me que nunca sonhei com isso. O momento mais emocionante da minha carreira foi em 1989, quando soube que Sadman seria publicada em outra língua, numa língua que eu não poderia ler, o português.
Entrevistador- Como surgiu o livro "StarDust"?
Neil- Eu tinha uma página em branco à minha frente de mim e tive uma ideia. Aliás, duas ideias. Uma ideia que eu tinha há já algum tempo era que havia um muro e do outro lado do muro tinha um mundo diferente. E a outra ideia veio-me numa noite, quando eu estava numa festa no deserto de Tucson, Arizona. Saí à rua e vi uma estrela cadente. Mas eu estava no deserto e o céu era de um veludo negro. Era como se fosse um diamante caindo e eu podia ver a estrela caindo como se fosse cair ali perto e pensei "ah, eu podia entrar num jipe e seguir a estrela ate encontrá-la!" Eu nunca tinha visto nada igual. E aí pensei o que aconteceria se eu chegasse lá e em vez de um meteorito fosse uma coisa brilhante e linda? E aí pensei: e se fosse uma mulher? O que aconteceria se eu chegasse lá e ela tivesse uma perna partida e estivesse de muito mau humor? E de repente! A história criou um contorno na minha cabeça!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário